O CAR e a aquisição de terras para compensação

Um dos efeitos que o CAR tem gerado no meio agrícola é a grande procura por terras aptas à fazer a compensação ambiental, sobretudo no bioma Mata Atlântica. No entanto, é preciso cuidado.

Já se sabe que um grande problema que virá à tona com o CAR é a sobreposição de áreas rurais. O problema atinge, em maior ou menor grau, todo o país, inclusive o estado do Paraná, onde em anos anteriores o próprio governo doou terras ou as deu em pagamento de precatórios sem a devida demarcação. Isto fez com que a mesma terra, em alguns casos, venha a ter mais de uma matrícula originária, e ambas “válidas”.

Ter cuidado na hora de contratar a empresa ou o profissional que vai lhe auxiliar na hora do cadastramento é muito importante. Da mesma forma, toda a aquisição de terras tem de ser feita com muito cuidado, analisando registros da aquisição originária do imóvel e de seu histórico. Uma simples cópia do registro imobiliário pode esconder nulidades na origem, onde uma compra sem os devidos cuidados neste momento pode se transformar em uma grande dor de cabeça jurídica no futuro.

Tobias Marini de Salles Luz

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *