Pesquisar

Topografia: medição, demarcação e desmembramento de áreas rurais

A topografia é conhecida para a demarcação e desmembramento de áreas, especialmente em inventários e partilhas, dissolução de condomínios, etc.

Conteúdo do artigo

A topografia é a ciência que estuda e descreve as características de um terreno, incluindo suas medidas, contornos e relevo. No contexto rural, é mais conhecida para a demarcação e desmembramento de áreas, especialmente em casos de inventários e partilhas, dissolução de condomínios e outras formas de divisão de patrimônio. A seguir, exploramos os principais usos da topografia no agronegócio.

Demarcação de áreas rurais

A demarcação de áreas rurais é utilizada para dividir uma propriedade em porções menores, sem necessariamente abrir novas matrículas individuais. Nesse processo, cada fração deve ser dividida de forma justa e estar claramente demarcada, evitando conflitos futuros.

Este tipo de divisão é comum em situações em que condomínios pró indiviso são convertidos em condomínios pró diviso, garantindo que cada proprietário tenha sua área definida e delimitada.

Desmembramento de áreas rurais

No desmembramento de áreas, além da divisão do terreno, ocorre a efetiva separação legal de cada fração. A partir de uma matrícula original, outras matrículas são abertas para as novas áreas criadas.

Este procedimento é muito utilizado em casos de venda ou doação parcial da propriedade, ou ainda em partilhas no âmbito de uma sucessão, quando os herdeiros não desejam manter a propriedade em condomínio.

O exemplo mais comum de desmembramento é a dissolução de condomínios rurais, frequentemente resultante de desacordos entre coproprietários ou pela necessidade de transformar um condomínio em unidades independentes (“pró diviso”). Com o desmembramento, cada coproprietário passa a ter autonomia sobre sua área, que se torna independente das demais.

A importância da topografia

Por meio de medições e de georreferenciamento, um engenheiro agrônomo ou topógrafo define os limites de cada nova fração, respeitando as características físicas do terreno e as normativas legais vigentes. Durante este processo, são considerados fatores importantes para a produção rural, como o acesso ao imóvel, o uso e a qualidade do solo, a infraestrutura existente, o acesso à água e outros recursos essenciais para garantir a viabilidade produtiva das frações.

A precisão nas medições e na demarcação garante que seja respeitada a vontade das partes envolvidas, do falecido (em caso de sucessão), ou mesmo os termos estabelecidos judicialmente. Além disso, a correta medição e demarcação das áreas evita conflitos de limites.

Veja também: O que é georreferenciamento? – Conceitos e Diferenças

Como posso fazer a topografia do meu imóvel?

Se você está passando por um processo de inventário, dissolução de condomínio ou precisa dividir uma propriedade rural, entre em contato conosco.

Nossa equipe conta com engenheiros agrônomos experientes e capacitados, para garantir que a demarcação e a divisão do seu imóvel ocorram de maneira eficiente, segura e legal.

Entre em contato pelo WhatsApp e fale com nossa equipe!

Julio César Nascimento Bornelli – advogado, sócio-fundador da banca LCB Advogados. Empresário. Contato: (44) 9 9158-2437 (whatsapp)contato@direitorural.com.br

Deixe um comentário

Acompanhe o Direito Rural

Receba nossos artigos e novidades por mensagem!

Acompanhe também por e-mail

Quer encontrar outro artigo?

Clique no botão abaixo e busque o artigo que desejar

Inscreva-se para receber nossos e-mails

Receba novos artigos e novidades também pelo WhatsApp e Telegram