Pesquisar

Seguro rural: indenização é devida mesmo que lavoura tenha sido colhida sem autorização da Seguradora

Seguradora foi condenada a pagar indenização por perda de produtividade a produtor rural de café que realizou a colheita sem a prévia anuência/liberação. Decisão é do TJMG e não cabe mais recurso.

Conteúdo do artigo

Seguradora foi condenada a pagar indenização por perda de produtividade a produtor rural de café que realizou a colheita sem a prévia anuência/liberação. Decisão é do TJMG e não cabe mais recurso.

Entenda o caso
Um produtor rural de café retirou custeio para a safra 2013/2014 e adquiriu seguro rural para perda de safra, sendo segurada a produtividade média de 14,60 sc/ha.

Realizada a colheita, o produtor verificou que a produtividade foi muito abaixo daquilo que era esperado e segurado: apenas 4,57 sc/ha em uma fazenda e 12,95 sc/ha em outra. Aberto o sinistro, a seguradora negou o pagamento da indenização sob argumento de que a colheita foi realizada sem sua vistoria/autorização.

A decisão do Tribunal de Justiça de MG reconheceu que o fato da colheita ter sido realizada antes da liberação da seguradora não pode ser fato impeditivo do pagamento da indenização, já que foi PROVADO nos autos a quantidade efetivamente colhida, e que o fato da Seguradora ser ou não avisada do início da colheita não causaria impacto direto no seu resultado. A decisão ainda ressaltou que não houve provas de que no momento da contratação a Seguradora tenha informado, de maneira clara, quais eram as obrigações do produtor rural, dentre elas a prévia requisição de vistoria. Assim, condenou a Seguradora ao pagamento de indenização da diferença entre a produtividade colhida e a segurada, resultando em 1.033 sacas de café, acrescido de juros e correção monetária.

A decisão do Tribunal transitou em julgado e não cabe mais recurso.

A causa foi patrocinada pela banca Lutero Pereira & Bornelli Advogados Associados.

Tobias Marini de Salles Luz – advogado na Lutero Pereira & Bornelli – advogados. Contato: (44) 9 9158-2437 (whatsapp)tobias@direitorural.com.brwww.pbadv.com.br

Deixe um comentário

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Acompanhe o Direito Rural

Receba nossos artigos e novidades por mensagem!

Acompanhe também por e-mail

Quer encontrar outro artigo?

Clique no botão abaixo e busque o artigo que desejar

Inscreva-se para receber nossos e-mails

Receba novos artigos e novidades também pelo WhatsApp e Telegram