O que é CPR e CPR-F? – Conceitos e Diferenças

Navegação rápida

Qual o significado e o conceito destes dois títulos tão utilizados no agronegócio? Eis uma breve descrição da e da -F, em definição já atualizada de acordo com a nova :

A CPR é um título de que foi criado originalmente para a venda de produto rural. Hoje, seu conceito se alargou e ele é visto pelos Tribunais apenas como um título onde o emitente promete entregar produtos rurais, na data, local e condições expressas no título.

É muito importante que o emitente saiba que o título pode circular sob endosso do Credor, e também admite alterações através de aditivos.

CPR-F – Financeira

A CPR-F nada mais é do que uma CPR com a possibilidade liquidação financeira, isto é, o emitente poderá pagar em dinheiro o valor nela previsto ao invés de entregar produto rural. Em alguns casos, a CPR-F se assemelha muito com um empréstimo, o que acaba sendo um desvirtuamento do título.

Para apurar o valor que o devedor da CPR-F deverá pagar ao credor é preciso que no título conste todas as condições exigidas pela lei, dentre as quais se destacam: a quantidade e o produto utilizado como referencial, o preço ou o índice de preço, a instituição que divulga o preço ou o índice de preço, a praça ou o mercado de formação do índice, etc. Pode ser aplicado subsidiariamente ao negócio as regras gerais do Código Civil.

Obs.: post atualizado e reescrito para se adequar à nova .

Para saber mais, acesse:

Tobias Marini de Salles Luz – advogado na Lutero Pereira & Bornelli – advogados associados. Contato: [email protected] / www.pbadv.com.br

Notifique-me
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Navegação rápida

Receba nossos conteúdos, lançamentos e promoções em seu celular e fique por dentro.