Pesquisar

O que é área agricultável? – o agronegócio nos tribunais

Qual é o conteúdo deste artigo?

Não são raros os casos em que uma interpretação errada, ou uma suposição equivocada, levam um dos contratantes a entender que estava contratando algo quando, na verdade, havia contratado outra coisa. É exatamente este o caso de fundo do julgamento proferido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso, no dia 07/02/2023.

Contextualizando, em contratos de arrendamento rural é muito comum o uso da expressão “área agricultável” para definir questões territoriais do imóvel, abertura de áreas para plantio e, por vezes, a questão do pagamento.  Para as partes, é importante entender exatamente o que significa essa expressão, para que tenham segurança na contratação e evitem dores de cabeça no futuro.

No caso de base, o arrendatário alegou que a “área agricultável” arrendada não havia sido disponibilizada na sua integralidade, porque nem toda a “área agricultável” estava limpa para o plantio no momento do contrato. Para a parte, isto contrariava o contrato de arrendamento, pois “área agricultável” seria a área já limpa e preparada para o plantio.

O Tribunal, entretanto, contrariando o entendimento adotada pelo arrendatário, entendeu que “o termo área agricultável se refere àquilo que pode ser agricultado, arável ou cultivável e não se limita a áreas prontas para cultivo”.

Se você gostaria de conhecer o Radar Jurisprudencial, preencha o formulário abaixo e enviaremos, gratuitamente, em seu e-mail, o Radar do dia 17/02/2023, que primeiro apresentou o acórdão tratado neste artigo!

PRIMEIRO NOME*
E-mail*
Atividade profissoinal*

Para ficar por dentro desta e de outras novidades na jurisprudência do agronegócio, conheça o DRJURIS, a plataforma de jurisprudência selecionada do Direito Rural. Nela, disponibilizamos mais de 1.450 acórdãos manualmente selecionados e classificados em temas e subtemas, para que o advogado possa encontrar, com precisão, o entendimento necessário para o seu caso. Além disso, os assinantes também recebem, às sextas pela manhã, uma seleção de acórdãos relevantes para o direito do agronegócio, prolatados na última semana e selecionados por nossos especialistas.

Tobias Marini de Salles Luz – advogado na Lutero Pereira & Bornelli – advogados. Contato: (44) 9 9158-2437 (whatsapp)tobias@direitorural.com.brwww.pbadv.com.br

Julio César Nascimento Bornelli – advogado na Lutero Pereira & Bornelli – advogados. Empresário. Contato: (44) 9 9158-2437 (whatsapp)contato@direitorural.com.brwww.pbadv.com.br 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Qual é o conteúdo deste artigo?

O Direito Rural
sempre com você

Participe dos grupos de WhatsApp e Telegram
e receba nossos novos artigos e novidades!

Newsletter

Quer encontrar outro artigo?

Clique no botão abaixo e busque o artigo que desejar

Inscreva-se para receber nossos e-mails

Receba novos artigos e novidades também pelo WhatsApp e Telegram