Pesquisar

Fotos de lavoura: dica jurídica para o produtor rural

Qual é o conteúdo deste artigo?

É comum o produtor rural bater fotos de sua lavoura desde o plantio até a colheita. Celular de produtor rural até parece livro de botânica: sua galeria contém fotos e mais fotos de lavouras, nos mais diferentes estágios. Por isso, este artigo artigo contém uma dica extremamente valiosa e eficaz para o produtor rural, que pode ajudá-lo a resolver vários problemas jurídicos no futuro, e isto sem muito esforço. É o que a prática tem nos mostrado.

Se tempos atrás a orientação era bater fotos utilizando-se referenciais como árvores ou construções ao fundo, hoje a tecnologia traz um aliado fantástico: aplicativos que estampam as coordenadas geográficas, data e hora da foto, além de ser possível escrever textos identificativos. Veja um exemplo de foto tirada pelo aplicativo timestamp:

Fotos com tais informações podem ajudar em diversas questões jurídicas no futuro. Em ações de seguro, por exemplo, pode ser utilizada para demonstrar que a lavoura ultrapassou o primeiro trifólio, ou que estava com bom stand. Em ações de alongamento, podem ser utilizadas para provar situação de perdas. Além disso podem provar várias situações do imóvel, como existência de benfeitorias, posse, etc.

Por isso, fica a dica do Portal Direito Rural: fotos da evolução da lavoura com o geolocalizador do celular ligado, ou com o uso de aplicativos de geolocalização.

Tobias Marini de Salles Luz – advogado (OAB/PR 43.834) na Lutero Pereira & Bornelli – advogados associados. Contato: (44) 9 9158-2437 (whatsapp)tobias@direitorural.com.brwww.pbadv.com.br

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Qual é o conteúdo deste artigo?

O Direito Rural
sempre com você

Participe dos grupos de WhatsApp e Telegram
e receba nossos novos artigos e novidades!

Newsletter

Quer encontrar outro artigo?

Clique no botão abaixo e busque o artigo que desejar

Inscreva-se para receber nossos e-mails

Receba novos artigos e novidades também pelo WhatsApp e Telegram