
Conceitos e diferenças: O que são os juros moratórios?
Os juros de mora são uma taxa em percentual cobrada do devedor em função do atraso do pagamento de um título de crédito.
Página Inicial » Séries de artigos » Conceitos e Diferenças
Os juros de mora são uma taxa em percentual cobrada do devedor em função do atraso do pagamento de um título de crédito.
Muito comun no agronegócio, a operação “Barter” é a troca de produtos por insumos, o pagamento pela entrega de grãos, e não de dinheiro.
Obrigatório para todas as propriedades rurais, georreferenciar significa definir a forma, dimensão e localização do imóvel em um dado sistema de referência.
O CCIR é a prova do cadastro do imóvel rural. Indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou para a partilha amigável ou judicial.
O Módulo Fiscal reflete a área mediana dos Módulos Rurais do município. É expresso em hectares e fixado para cada município, obedecendo alguns fatores.
O módulo rural é uma unidade de medida (ha) que relaciona a dimensão, a localização e a forma e condições do aproveitamento econômico do imóvel rural.
Antes da compra de um imóvel rural, é recomendada a extração de uma certidão da Cadeia Dominial do imóvel. Mas o que vem a ser essa ‘cadeia dominial’?
A expressão agronegócio resulta da fusão de agricultura/agropecuária e negócio e faz referência às atividades ou trabalhos relacionados à agricultura.
Qual o significado e o conceito destes dois títulos tão utilizados no agronegócio? Entenda o que é a CPR e a CPR-F.
Os contratos de arrendamento e parceria rural são instrumentos criados pelo Estatuto da Terra e de uso comum no meio agrícola. Entenda as diferenças entre eles.
O agronegócio possui em sua mecânica de financiamento várias espécies de títulos de crédito. Dois deles acabam gerando muita confusão: a CPR (Cédula de Produto Rural) e a CCR (Cédula de Crédito Rural).
Receba, em primeira mão, artigos, leis e novidades do Agro. Conteúdo sempre relevante, simplificado e direto ao ponto.
© 2015 – 2020 – Todos os direitos reservados.
Direito Rural, o blog do Agronegócio
Fale conosco