Projeto que dificulta importação de café tem parecer pela aprovação

Está na pauta da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) a leitura do voto pela aprovação do Projeto de Lei (PL 1.712/2015) que estabelece à Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) restrições às importações de café verde produzidos em países que não seguem padrões de proteção ao meio ambiente compatíveis com as estabelecidas pela legislação brasileira.

De acordo com o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), detentor da proposta e defensor do mercado nacional dos grãos, as barreiras para dificultar as exportações podem evitar que decisões momentâneas causem prejuízos ao setor produtivo do café. Segundo ele, o Brasil já possui café em qualidade e quantidade suficiente para atender as demandas de mercado, sem precisar comprar de fora.

“Querer trazer café estrangeiro para o mercado nacional é querer desestabilizar e tirar bilhões de reais da economia de milhares de cidades do interior”, informou o deputado, por meio de nota.

O voto do relator, deputado federal Carlos Melles (DEM/MG), pela aprovação do projeto considera que a legislação ambiental brasileira é uma das mais avançadas e rigorosas do mundo e, muitas vezes, o café estrangeiro é produzido sob normas bem mais flexíveis.

Fonte: Cafepoint, 21.06.2017

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *