Conceitos e diferenças: O que significa “operação barter”?

Termo muito comum no agronegócio, as operações “Barter” significam a troca de produtos por insumos, ou seja, o pagamento da compra através da entrega de grãos, e não através de dinheiro.

capa site e blog - conceitos e diferenças quadradoO termo “barter” vem do inglês “troca” ou “permuta”. Essa operação também era conhecida no Brasil como “soja verde”. Sua utilização é massiva pelas tradings e cooperativas, que trocam seus insumos (fertilizantes, sementes, defensivos, etc) pelos produtos agropecuários do produtor rural (soja, milho, algodão, café, etc), geralmente com entrega no momento da colheita.

As operações barter geralmente são travadas via CPR (Cédula de Produto Rural). Como toda operação contratual (e financeira), tanto o produtor rural quanto empresa de insumos devem tomar certos cuidados na sua contratação, principalmente se o instrumento utilizado for a CPR. Há vários casos em que instrumento mal feito impediu a empresa de fazer a devida cobrança de seu crédito, assim como de produtores que foram obrigados a pagar mais do que o realmente devido.

Tobias Marini de Salles Luz – Advogado especialista em agronegócio em Maringá/PR. Contato: [email protected] / www.pbadv.com.br

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *