Medida Provisória do FUNRURAL deve sair nesta semana

O texto base da MP que tratará do Funrural estaria pronto e deverá ser anunciado na próxima segunda-feira, 15 de maio, diz o deputado Jerônimo Goergen. Veja os termos da proposta.

funrural---blogSegundo o parlamentar, as tratativas estão avançadas para, neste primeiro momento, reduzir a contribuição destinada ao Funrural de 2% para 1,2%, mais 0,1% de seguro e 0,2% para o sistema “S”, totalizando 1,5%.

Além disso, está previsto também um REFIS para o setor, com adesão prevista até dezembro/2017. Ao aderir ao parcelamento, o produtor pagaria a partir de janeiro/2018 o percentual de 2,3%, sendo 1,5% da contribuição regular + 0,8% para abatimento do passivo, até sua quitação. No REFIS estaria previsto a exclusão dos juros e desconto de 25% nos encargos e multa.

Editada a Medida Provisória (MP), o texto terá que seguir o trâmite legal, passando em votações na Câmara e Senado, onde poderá sofrer alterações antes da conversão em Lei.

Vários outros projetos de lei e de emendas parlamentares sobre o Funrural ainda tramitam na Câmara e no Senado, alguns propondo anistia total do passivo, outros propondo mais redução na alíquota ou possibilidade de escolha entre o pagamento do Funrural ou contribuição sobre a folha de pagamento.

Acompanhem neste blog as novidades sobre o Funrural.

Tobias Marini de Salles Luz
Advogado especialista em agronegócios em Maringá/PR

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *