Épocas de plantios e colheitas pelo país

A época ideal de plantio e colheita é muito importante no ambiente jurídico pois ela possui influência direta na formação dos contratos, seja eles de arrendamento ou parceria, financiamentos ou trabalho. Reportagem da revista Dinheiro Rural trouxe um bom resumo dos diferentes períodos de plantio e colheita das culturas pelo Brasil.

soja3“O produtor rural brasileiro deve se preparar com antecedência para o plantio ou para a colheita das principais culturas nas diversas regiões do Brasil. Para isso, é preciso ter em mente as datas de início e fim dos ciclos. O plantio da soja, principal grão cultivado no país, é realizado basicamente entre outubro e dezembro. Já o período de colheita começou, na maioria dos estados, no início deste ano. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná, a colheita teve início em janeiro e segue até meados de abril. Nos demais estados, o grão é colhido entre os meses de fevereiro e abril. As informações do calendário de cultivo e colheita são da Companhia Nacional de Abastecimento.

O algodão começa a ser plantado mais cedo, em outubro, em São Paulo e no Paraná. O plantio segue de novembro a fevereiro em estados do Centro-Oeste, do Sudeste e na Bahia. Na região Nordeste, a época de plantar se estende até meados de junho. A colheita da pluma ocorre basicamente entre os meses de abril e setembro, tendo início um pouco antes nos estados que plantam mais cedo, ou seja, São Paulo (fevereiro) e Paraná (Março). A cotonicultura é realizada em 15 estados brasileiros e cerca de 85% da área plantada está concentrada em Mato Grosso e na Bahia.

A maior área plantada de arroz no Brasil está no Rio Grande do Sul. A expectativa para esta safra 2014/2015 é de que a extensão chegue a 1,1 milhão de hectares. No estado, o plantio começa em setembro e segue até dezembro e a colheita ocorre entre os meses de fevereiro e maio. Nos demais estados, o plantio varia entre os meses de agosto e abril e a colheita entre janeiro e setembro, sendo que o Rio Grande do Norte também colhe o grão nos meses de novembro e dezembro.

O plantio do milho primeira safra começa, na maioria dos estados, em setembro e segue até dezembro. A colheita vai de fevereiro a junho. As datas de plantio e colheita variam bastante na região nordeste, na qual cada estado começa a plantar e a colher em meses diferentes. Já o milho segunda safra, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, é plantado entre janeiro e março e colhido entre maio e setembro. Nas demais regiões, o plantio varia entre os meses de janeiro e julho e a colheita entre maio e dezembro.

A previsão para a safra 2014/2015 de trigo é de que a área plantada tenha um aumento de cerca de 20% em relação a última safra, o que corresponde a aproximadamente 505 mil hectares, alcançando 2,7 milhões de hectares plantados. As regiões onde se planta o cereal são o Centro-Oeste e o Sudeste. O plantio varia entre os meses de fevereiro a julho e a colheita vai de julho a dezembro.Fonte: Ascom.”

Reportagem extraída do portal Revista Dinheiro Rural, 09.04.2015.

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *