Competição

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.”
I Co 9:24

O que pode impedir que um fabricante ganancioso aumente exageradamente seus preços?
Resposta: competição.

Veja os esportes, onde a competição é cada vez mais acirrada. Um atleta só se sobressai se ele estiver treinando e se esforçando continuadamente para competir com seus adversários. De forma semelhante, a verdadeira democracia é um “sistema de competição”. Os políticos estão competindo pelo seu voto.

O mesmo raciocínio vale para o mercado. É a competição que doma a ganância e regula os preços. Quanto mais acirrada for, melhor ela atende a sua função social de melhorar a produção econômica. É incrível como a competição excita a concorrência em termos até inacreditáveis.

Veja isto.
Uma grande loja de departamentos está usando diariamente imagens de satélites para efetuar a contagem de carros no estacionamento do concorrente. Cada ponto vermelho é um cliente que está deixando de comprar em suas lojas para comprar no concorrente.

Isto mostra que a competição naturalmente produz um processo notável de novas descobertas, impulsionando o mercado para novos caminhos.

Ah, mas competição significa aniquilar seus concorrentes de maneira cruel.  Não, significa se esforçar para fazer um serviço ou um produto melhor que o seu concorrente.

Estas imagens captam uma variedade gigantesca de dados de mercado. Imagine um investidor também usando estas imagens para entender os negócios dos varejistas e fazer apostas a favor ou contra as empresas antes de seus balanços.

Portanto, não tenha medo da competição.  Não aceite o argumento fácil de que isto é “capitalismo selvagem” que resulta em fechamento dos concorrentes. Se empresários fecham suas fabricas é porque outros estão construindo novas fábricas.

Sim, somente um leva o prêmio. E é por isto que a competição deve ser a mais ampla possível. É através da competição que alcançamos a satisfação do consumidor.

Resultado: o que ganha o prêmio é aquele que está satisfazendo os seus desejos e as suas necessidades.

Antônio Cabrera – veterinário e produtor rural.

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *