Abiove reitera preocupação com falta de acordo com Monsanto sobre soja

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou nota nesta quinta-feira afirmando que ainda não foi feito um “acordo comercial individual” com a Monsanto para a prestação de serviços relacionados ao monitoramento do recebimento de soja em grão e à cobrança de royalties devidos pelos produtores que utilizam a tecnologia Intacta RR2 PRO.

“Como a Monsanto não tem desenvolvido um plano de negócios para fazer, ela mesma, o monitoramento do plantio da soja Intacta e cobrar os royalties sobre sementes salvas pelo produtor, dependendo das indústrias para fazê-lo, o setor renova sua preocupação”, disse a Abiove, no comunicado.

A entidade ressalta que os riscos de “eventuais embaraços futuros” pela Monsanto à comercialização e industrialização da soja Intacta, especialmente diante da ausência de um entendimento comercial com a maioria das empresas compradoras (indústrias, tradings, cerealistas e cooperativas), “poderão fazer com que os processadores e tradings não possam receber aquela soja”. Nas contas da Abiove, as exportações brasileiras de soja e derivados devem atingir US$ 23,7 bilhões em 2015.

Fonte: Valor Econômico, 23 de outubro de 2014.

logovalor

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *