Seguro Rural e a saída para momentos de crise

Produtor, você possui seguro em seu financiamento rural? Nunca diga “não” de uma forma tão contundente. Você já verificou a ficha gráfica de sua cédula? Pode ser que esteja lá e você nunca tenha notado.

Um dos maiores bancos de concessão de crédito do país é também dono de uma das maiores seguradoras brasileiras, sobretudo na área do seguro rural. Não é preciso muito para dizer o quanto de vendas casadas ou empurradas de seguro existe nos financiamentos rurais pelo país (vale aqui a ressalta de que Seguro Rural é diferente de Proagro). O que muitos não sabem, todavia, é que em grande parte dos casos o seguro é contratado automaticamente pelo Banco sem que o produtor saiba disso, até porque grande parte do prêmio do seguro é subvencionado pelo Governo Federal e, em alguns casos, pelo Governo Estadual.

Em épocas de perdas de lavoura, o seguro agrícola pode ser um grande aliado para tentar amenizar as perdas suportadas. Todavia, não espere uma benesse da seguradora ou do Banco para cobrir o sinistro. A negativa da indenização, infelizmente, ainda é a regra, mesmo que o produtor tenha preenchido todos os requisitos necessários, sendo preciso uma demanda judicial para conseguir receber a indenização. Em outros casos o próprio Banco faz o contrato de forma irregular visando prejudicar o produtor. Analisei recentemente o caso de um cafeicultor cujo seguro rural vencia em julho, antes mesmo da colheita, o que é irregular, pois as perdas efetivamente se configuraram somente quando colheu-se os frutos. A Seguradora, em sua decisão, negou a indenização, alegando que o seguro estava vencido, o que é ilegal.

O modelo do seguro ainda não é o eficaz. Trataremos disso oportunamente. Mas em alguns casos, é uma das poucas saídas que sobram ao produtor, às vezes até sendo a mais proveitosa. Por isso, volto à pergunta: você já verificou a ficha gráfica de sua cédula?

Tobias Marini de Salles Luz

 

20140819170857milho13

Deixe uma resposta

Receba, em primeira mão, artigos, leis e novidades do Agro. Conteúdo sempre relevante, simplificado e direto ao ponto.